sexta-feira, 5 de junho de 2009

"Querida Professora Helena Serguéiévna"


Pois é, ofereci uma peça nos anos da minha mãe.
E uma boa peça, pesada, real e que nos faz cumplices das cenas intensas que acontecem.
Os cenários são reais, o frigorifico faz aquele barulhinho assustador quando está tudo em silencio! A torneira deita água! As duas divisões são essenciais sendo que a unica coisa que as separa é uma porta, os actores estão sempre em cena, quer seja ou não a deixa deles..parece real!
Senti-me constrangida e cumplice da cena.
Optimo elenco, com principal destaque no Rui Neto e de Tânia Alves, correspondentemente ao aluno desinteressado na tão falada chave e a professora.
Os actores dão tudo de si, as discussões estão lá... são encenadas isso sabemos, mas ninguem nos garante os sentimentos que lhes passam no seu interior para o representar.... Uma vez perguntei como é que eu posso ter essa atitude?Como posso fingi-la? Responderam-me não finjas sente!

Adorei!!!É bom ter conhecimento de bons actores e no teatro não há maneira de o esconder..
Depois de muitos anos, onde vi pela primeira vez a minha peça de teatro preferida, e a minha primeira peça, que me abriu as asas para sonhar com o teatro, e o com a representação - Sexo, Drogas e Rock n'Roll, com o Diogo Infante, volto à sala do Teatro da Comuna, aquela salinha preta onde o palco é nosso!!!!!!
Sinopse
Com um grande ramo de flores, um serviço de cristal e enormes sorrisos, quatro alunos finalistas batem á porta de Helena Serguéiévna, uma das suas professoras. Vêm, desejar-lhe um feliz aniversário a esta mulher que vive sozinha. Emudecida com tanta gentileza, a professora Helena pede-lhes que fiquem partilhando o que resta no frigorífico. Estes amáveis intrusos só a foram visitar para lhe tirar a chave do cofre onde estão guardados os exames que eles pretendem trocar pelos que trazem consigo. Uma chantagem de incrível violência abate-se sobre a professora.

Ficha Técnica
De: Ludmilla Razoumovskaia
Versão Cénica e Encenação: João Mota
Interpretação: Hugo Franco, Marco Paiva, Maria Ana Filipe, Rui Neto e Tânia Alves
Tradução: Luis Vasco
Figurinos: Carlos Paulo
Assistente de Encenação: Miguel Sermão e Marta Pessoa
Técnico Luz/Som: Renato Godinho
Equipa Técnica: Mário Correia, Renato Godinho, Fábio Miquelini, Tasso Adamopoulos e Sílvia Silva
Cartaz: r2com.pt
Assistência Geral: Alexandre Lopes, Cremilde Paulo, Madalena Rocha, Leonor Gama, Assunção Dias e Eduardina Sousa
Gabinete de Produção: Rosário Silva e Carlos Bernardo
Assistente de Produção: Jorge Cabral

Até à próxima vivência

Joluc@

PS: Agradeço desde já ao Anónimo que me corrigiu relativamente aos actores. Sempre pensei que corresponde-se os nomes à ordem do cartaz. Obrigada

Um comentário:

Anônimo disse...

Só uma correcção: O papel da professora é desempenhado não pela Maria-Ana Filipe, mas sim pela Tânia Alves. a Maria-Ana Filipe faz a Liália... o Hugo Franco faz o seu namorado o Pacha.... o Vítia (bêbado) é desempenhado pelo actor MArco Paiva.. e o o Volodia pelo actor Rui Neto!