sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Que tristeza de País....

Hoje tive uma reunião que me deixou realmente frustada.
Entristece-me perceber que a cultura e arte tem os dias contados...
Se continuarmos a ter à frente deste País pessoas que nos cortem as asas só porque a primeira palavra que sai da boca deles é Não, não pode ser, não dá, não é seguro, não é viável.... Então o que é que dá meus senhores?
Porque é que contratam uma companhia de teatro para vos entreter se depois querem limitar todos os ângulos artísticos? Como podem dizer que um movimento que penetra pela plateia diagonal é o mesmo que um movimento que contorna a mesma?
O Mundo não pode ser só regras, leis... Para mim que acabei de sair para o mundo do trabalho, onde a minha "função" é criar. Como o posso fazer se não posso, não posso, não, não e não? É bom haver regras, é bom haver leis, mas não acabem com a arte. Porque é que se continua a "criar" arquitectos se a realidade é que no futuro o que interessa é que as coisas sejam praticas, rápidas e o menos "embaraçosas" e simples possíveis?
Não foi para isto que me "alistei" quando fui para arquitectura.
A arte deveria ser uma fuga à realidade e o auge de um bichinho que existe dentro de nós, quer sejamos espectadores quer sejamos criadores.
Quero continuar a sentir sem regras...
Afinal somos livres? Será?

"Se o mundo não brinca e não ficciona, não evolui!"

Joluc@

Nenhum comentário: